Keep Calm and Corta o Cordão Umbilical!

A angústia de separação acontece nos bebés por volta dos 7/9 meses. É a fase em que o bebé descobre que ele e a mãe são duas pessoas.

O que acontece? Nesta fase quando a mãe se ausenta os bebés choram mais e ficam tristes porque para eles a mãe desapareceu. Por isso é que normalmente desaconselham a entrada nas creches nesta fase. 

É uma fase de transição, em que a construção da permanência do objecto ainda está em desenvolvimento. Esta permanência do objecto é a capacidade que temos de perceber que os outros existem mesmo que não os possamos ver,ouvir ou tocar. Na prática ela só está completamente desenvolvida por volta dos 2/3 anos altura em que os filhotes começam a gostar a sério da escola, a fazer os primeiros amiguinhos pois sabem que os vamos buscar! Gostaram da aula de psicologia? (Ainda me lembro de umas coisinhas)

Então e a angustia de separação da mãe? O que acontece? Porque é que na faculdade ninguém explica esta fase? ahhh espera deve ser quando dizem que há mães neuróticas e sufocantes e nós gozamos com as pobres coitadas!!!

Cá em casa está a acontecer! É oficial! Eu diria que acontece a muitas mães por volta dos 2/3 anos do bebé (é directamente proporcional à segurança e independência deles) ... Eles crescem ... começamos a tirar as grades do berço e sentimos um aperto, depois vêm as fraldas e sentimos um misto de orgulho com saudade e está na hora de arrumar a cadeira da papá e a cozinha parece que fica mais vazia... Só falta a chucha e a fralda as grandes companheiras do borracho e parece-me a mim que são mais do que objectos transitivos do bebé (aqueles que nos substituem na nossa ausência)...parece-me que são meus também... Sei que é um bocadinho de mim que anda lado a lado com ele.

É maravilhoso vê-los a crescer mas é a prova do tempo que voa depressa demais! 

Para mim existiram até à data dois cortes do cordão umbilical ...quando o Manel deixou de mamar e agora após estas arrumações e mudanças! 


Bom apetite!







Comentários