Bolo Fresco de Framboesas, Mascarpone e Chocolate Branco

Para quem não sabe fica a saber ... Os meus pais conseguiram fazer a proeza de nascer exatamente no mesmo dia e no mesmo ano!! Quem tem melhor? :p

Para as comemorações ofereci-me, claro, para fazer o bolo. Também já descobri que gosto de trabalhar cremes e que são tão ou mais desafiantes que pasta de açúcar. Ainda bem que este ano já não há muitos mais aniversários na família! Eu como metade dos cremes enquanto preparo o bolo!!! 

A receita é simples,um pão de ló a fazer de base, um creme de mascarpone e framboesas e a ganache de chocolate branco a cobrir...foi na ganache que fiquei maravilhada!! Já tinha tentado fazer mas da ultima vez ficou um creme líquido incapaz de ser trabalhado. Desta vez pesquisei a fundo e descobri a pólvora...é maravilhoso ver a Ganache a ficar quase perfeita. 


Bolo Fresco de Framboesas, Mascarpone e Chocolate Branco

Receita:
Base:
6 ovos 
300gr de açúcar
160gr farinha
1 colher de café fermento 

1. Bater os ovos com o açúcar até obter uma massa fofa
2. Juntar a farinha e o fermento aos poucos e envolver bem 
3. Numa forma (max. 22cm) forrar a base com papel vegetal 
4. Spayar a forma com óleo espiga e farinha
5. Levar ao forno pré aquecido a 180* e cozinhar cerca de 35m 

Recheio
500gr de Mascarpone 
400gr de framboesas (frescas ou congeladas) 

1. Reservar algumas framboesas para a decoração 
2. Numa taça bater com a batedeira o mascarpone com as Framboesas até obterem um creme rosa com pedacinhos de framboesa. Reservar no frio.

Cobertura
300 gr de chocolate branco Pantagruel
175ml de natas ( utilizei mimosa light para cozinha) 

1. Aquecer as natas no microondas cerca de 2m e 30s. Retirar
2. Partir o chocolate aos pedaços e juntar às natas. Mexer com uma vara de arames.
3. Quando tiverem uma mistura uniforme reservem. E coloquem no frigorífico até ao dia seguinte.

Para montar o bolo, partam em duas partes ou apenas ao meio ( se fizerem apenas uma camada a receita do recheio passa a metade) e deitem o recheio. 

Tirem ganache do frio. Vão perceber que esta um creme pouco consistente. Batam com a batedeira até dobrar o triplicar o volume...juro que funciona!! E cubram o bolo! Coloquem no congelador 30m antes de servir. 

Bom apetite!

Comentários

  1. dá para fazer com chocolate pantagruel preto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim claro, mas nesse caso basta derreter o chocolate com as natas (o pacote todo) e cobrir. O chocolate branco tem um tratamento diferente do preto, demora mais. Com o preto fica bom com o da Nestlé, acho mais suave para o efeito. Obrigada :)

      Eliminar
  2. Ola! Esta cobertura de ganache branco fica cremosa ou seca depois de espalhada no bolo? Tenho visto outra receita em que se derrete o chocolate em banho Maria e depois de arrefecer um pouco, junta-se as natas... Não sei qual fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá peço desculpa só agora vi a mensagem. Fica mais cremosa que seca. É a única que faço e que sai bem. Experimente e depois diga se correu bem... ;) um beijinho

      Eliminar
    2. Olá peço desculpa só agora vi a mensagem. Fica mais cremosa que seca. É a única que faço e que sai bem. Experimente e depois diga se correu bem... ;) um beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

O que dizem outras Moms...