Mães de férias caos na cozinha: Menus de férias I

As férias são maravilhosas...lá interessa a confusão e a falta de planos cumpridos...desde que os nossos filhos nascem quantos dias podemos estar verdadeiramente dedicados a eles (de corpo e alma)...porque ao dia de semana há a escola e é tudo a correr, porque ao fim-de-semana estamos cansadas do trabalho e passa tão rápido que quando começamos a descansar já passou...nas férias mudamos de ares, de rotinas...é tão bom!!
 
...Ás vezes a questão é...seremos nós pouco fléxiveis a estas mudanças e daí o stress e as preocupações? As férias não são uma maratona, nem um campeonato sobre quem fez mais actividades com os filhos...se nos apetecer ficar um dia inteiro em casa de pijama a ronceirar pelos sofás...so what?! (Na segunda-feira...com a entorce cumprimos este plano quase à risca (ok, vestimos uma roupita...)...o resultado foi...o caos e a felicidade!!
 

 
Mas pelos sofás ou na praia...ou onde for, há algo que é comum a todas as férias...temos de almoçar e jantar...(nas férias acresce para a maioria das familias pensar no almoço)... vamos lá então dar uma ajuda...ready, set...go...
 
15 Dicas de Refeições para as férias
 
1.  Sopa, sopa, sopa … fruta,fruta,fruta…no limite comem sopa e fruta.
Querem fazer uma panela para durar mais tempo (tipo 4 dias) …sopa de cenoura, batata, abóbora e cebola…com tomate e verdes duram menos…enquanto os littles sestam ou brincam aproveitem para sopeirar!
 
2.  Têm bebés?…cozam fruta para 4 refeições e guardem no frigorifico em boiões. (pontualmente têm os boiões de compra)
 
3.  Fruta fresca…para poupar a louça…moam a fruta numa caneca do leite é moer e servir…
 
4.  Têm bebés?… enquanto se arranjam pela manhã cozam o peixe ou carne da refeição… quando chegarem é só moer e aquecer.
 
5.  Na despensa é obrigatório ter salsichas, atum, massas, arroz, milho, ervilhas, feijão-frade, cogumelos …daqui podem sair variados pratos:
 
 
           I.     Arroz colorido (cozem logo o arroz de manhã e escorrem bem a água, quando chegam do passeio misturam as ervilhas e o milho, fiambre …grelham um bife num abrir e fechar de olhos… ou servem sem bife)
 
         II.     Salada de atum com feijão-frade, ovo cozido (fica logo cozido), cebola e salsa.
 
        III.     Esparguete com salsicha com molho de tomate…fazem logo a tomatada de manhã, quando chegam é só colocar as salsichas, água e cozer a massa.
 
         IV.     Saladas já lavadas, tomate cherry, milho, ervilhas, cogumelos, umas frutas e atum.
 
São infinitas as possibilidades J
 
6.  A famosa salada russa, pacotes de mistura congelados cozam à noite pela sossega ou de manhã… a pescada igual…fica pronto… a manhã está livre!
 
7.  Podem levar várias comidas caseiras congeladas… bacalhau com natas, carne estufada, lasanha, empadão, lulas com molho de tomate…bases para pastas tipo carbonara, bolonhesa…
 
8.  Omoletes, é rápido é saudável e os miúdos gostam… (dá sempre para deixar os ingredientes já cortados e guardados no frigorifico)
 
9.  Peixe cozido… sim continuamos a não gostar muito, mas é rápido e faz bem…entre um banho e outro está pronto (também podem cozinhar logo de manhã)…o que sobra…salada, empadão…
 
10.   O take-away… há sempre um take away…com sopa, comida e até fruta já arranjada…
 
11. Mais jantar, assim sobra para o almoço…uma boa carne assada. Com o que sobrar…picam, cozem esparguete, descongelam espinafres… e fazem…camada de carne, espinafres, massa…deitam um pacote de natas e queijo por cima… chegam a casa ligam o forno…voilá!!
 
12. Um jantar de cachorros ou hambúrgueres …why not… são férias e até aqui até estamos a ser saudáveis!
 
13. Apostem em comidas que não impliquem vigilância constante (um assado só de 30m em 30 é que precisam ver, estufados na panela de pressão é mais rápido e o perigo de queimar baixa)
  
14. Fazer um pic-nic…um dia na praia… um post destes faço a cesta!
 
 
15. Almoçar fora… vale?
 
Bom apetite!
 

Comentários

  1. São reconfortantes estas dicas! Ir de férias não tem de ser um drama! Obrigada obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada <3 ... Este ano tenho de preparar mais um post com outras ideias ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

O que dizem outras Moms...