Birras e Companhia, Lda!!!

Birras!! Só quem não tem filhos é que não sabe como uma criatura tão fofinha que adoramos tanto nos põe a ferver em menos de três tempos!!!

Cá em casa, como em todas as casas, há fases calmas e há alturas mais agitadas. O regresso das férias foi fatal para o cachopo!! Desde que a mana nasceu andámos sempre em semi registo de férias... ou ficávamos em casa, ou iamos passar os fds a qualquer lado, as férias de verão foram de 1 mês e 1/2 no Algarve... o regresso à rotina a sério entrou em conflito com a vida de sorna que andava a levar! Acho que foi essa a pedra de toque para o "despertar da fera"! Eu continuar em casa com a mana e a boa vida acabar para ele! Crise de ciúmes resumindo e baralhando!

Após diversas "notificações" o miúdo parecia que andava com o demo no corpo! Tudo era motivo de "não quero" ou "mas eu quero"! As técnicas tradicionais não estavam a surtir efeito, sem ipad, sem um brinquedo qualquer, ralhetes... nada!
O que faz uma mãe em casa a gastar os últimos cartuchos da licença? Pensa e repensa e decide... e se eu fizer um quadro como os da escola? O miúdo traz estrelas tantas vezes!! (O que mostrou ainda mais que o puto estava era zangado cá por casa por ter de voltar à rotina e eu não)... como fazer uma coisa destas?? Vi alguns pela net e meti mãos à obra!

Como fiz:
Decidi quais as situações mais críticas (há birras absolutamente aceitáveis e normais, coisas pontuais... agora situações recorrentes de grande espetáculo foram parar ao quadro), de seguida o Manel reconheceu as mesmas e deu sugestões...(tipo "eu faço birras para arrumar o quarto põe aí!! Vá escreve!!) ou quando tínhamos um quadrado em branco fomos falando de situações que causam algum desconforto pela minha insistência, como sentar direito à mesa (sem pernas penduradas e braços atrás da cadeira...grrrrr... ando há anos a chamar a atenção para isto!!!). "Amigo da mãe e do pai" foi escolhida para alguma situação inesperada. Vocês terão de decidir ai em casa. É importante que eles estejam de acordo e reconheçam caso contrário é só porque vocês estão a dizer, tem de haver uma tomada de consciência! Com quase 5 anos é perfeitamente possível!


As cores (verde ou vermelho com carinhas que podem desenhar com caneta de acetato) não há meio termo ou porta bem ou porta mal, se não acabamos a escolher sempre o amarelo e nós mães sabemos o que é portar bem (mesmo quando há um "não quero" pelo meio)! 
Para além das cores comprei uns autocolantes com animais muito giros na tiger para poder colar quando o dia corre mais a verde que a vermelho! Que é esse o objetivo!

Para preencher dois pontos que considero fundamentais: é ele que cola e diz qual a cor (verde ou vermelho...eles sabem tão bem!!) Na bolsa só coloquei um tira de vermelhos e imensas verdes (estamos a dar um voto de confiança)!

Aqui só considerei usar uma única vez e durante uma semana e meia! O que estava em causa era a festa de aniversário dos ninjagos! Façam quadros com cores e uns autocolantes catitas! Acho que esta ideia pode funcionar de forma pontual em situações mais limite, eles sentem responsabilidade e ao mesmo tempo acham imensa graça, mas como são crianças, se têm de colar bolas durante muito tempo começam a ficar cansados. Isto é o meu ponto de vista, vale o que vale! Foi o que funcionou, todos os verdes foram merecidos, ele adorou e pediu para o Halloween e Natal!! (Já não fazem putos como antigamente...ahahah!!!)

Talvez faça um para o Natal, uma mistura entre o advento e o portar bem para o pai natal deixar presentes!

Espero que tenha tido alguma utilidade para vocês! Boa sorte!

Comentários