Amamentação...amor ou sofrimento?


Muita água, ou melhor dizendo...leite, rola sobre o tema amamentação. O óbvio todos sabemos, é o melhor para o bebé e antes de desistirem peçam ajuda a uma CAM! Continuo a achar que apesar de todas sabermos o que é, até começar não fazemos ideia e ninguém nunca nos explica de forma inequívoca tudo o que pode acontecer. Agora vamos entrar na casa de cada uma de nós...cada vez que falo sobre este tema com amigas ouço de tudo, mas de uma forma geral não é fácil para nenhuma... ouço coisas como "quando ele começava a mamar, mordia panos por causa das dores...", "quando se aproximava a hora de mamar começava a ficar angustiada", "ela chorava com fome em frente à mama até eu ter coragem de lhe oferecer e depois respirava fundo..." , "destestei amamentar", "mil partos a dar de mamar"..." enquanto dava de mamar corriam-me as lágrimas pela cara..." foram todos pedidos de ajuda, são mulheres que deram de mamar em sofrimento... eu encaixo-me neste rol de histórias... com o Manel 3 mastites, múltiplos encaroçamentos, mamilos gretados e 4 meses de angústia, com a Matilde correu bem mamou até aos 6 meses, algumas dificuladades técnicas ao início, 1 mastite e alguns encaroçamentos mas rapidamente ultrapassadas, parti super confiante para a Maria... foi um desastre absoluto, desde ter pouco leite e ela mamar desenfreadamente durante horas (o que me deu cabo dos mamilos), a uma mastite altamente dolorosa e por fim fissuras...como disse a médica "isso não são fissuras já tem o mamilo seccionado"... levaram-me a tomar uma decisão... não deixei de dar leite materno, mas as mamas foram para o céu das mamas e não imaginam o quão feliz estou! Para curar os mamilos a médica sugeriu usar a bomba e dar no biberon (ela já mamava suplemento por isso ia ser fácil a adaptação), tenho desde o Manel a Mini Electric da Medela e é ótima em 15m faz o seu trabalho! Nos primeiros dias o leite saía cor de rosa misturado com sangue (é uma imagem assustadora), depois começaram a sarar e eu comecei a sentir-me feliz e descontraída na hora de dar de comer à Maria, e na hora de andar vestida com o peito tapado e na hora de tomar banho em que o duche já não magoava o peito e em todas as horas! Sinto falta e sei que ela deve sentir falta daquele calor e aconchego quando acabava de mamar, mas acreditem que não sinto falta nenhuma da dor e desconforto. Ainda toma suplemento pois o leite nunca foi como na Matilde e no Manel mas faz pelo menos 4 biberons por dia do meu leite e os outros de LA e estamos felizes com esta opção! Nunca imaginei às 5 semanas estar neste ponto, estranho a rapidez do momento do alimentar, estranho ela já não ser totalmente dependente de mim... a amamentação é para mim o último cordão que se corta e separa fisicamente a mãe do bebé. Mas acho engraçado pois fala-se tanto da amamentação mas esta alternativa é pouco falada e para já está a correr bem! Como foram as vossas experiências? Revem-se nestas histórias? 





Comentários